sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A aprendizagem não é um destino mas sim um caminho



Qual é o Livro que estás a ler? Alguém me disse que apenas um terço dos adultos lêem um livro completo depois da sua última graduação! Porque é que isso acontece? Porque vêem a educação como um período de vida, não uma forma de vida.
Hoje ouvi uma reportagem sobre pessoas inscritas no Centro de Emprego, até que entrevistaram um que disse esta coisa “brilhante” acerca de terem que receber formação para alargarem o seu leque de aprendizagem e consequente leque de escolha junto das entidades empregadoras..." Eu tenho quase 50 anos agora é que vou estudar? Nem pensar! Com este comentário se ouve o eco do vale onde reside a maior parte da população portuguesa, o vale da mediocridade, vale do absurdo! O país tem um défice muito grande mas de mentalidade que infelizmente se torna num ciclo vicioso que não nos deixa gritar ao mundo que somos um povo capaz, um povo forte, um povo que desde sempre enfrentou lutas e triunfou. Mas o que em tempos foi ganho com "força de braços", hoje tem que ser ganho com inteligência, perseverança e acima de tudo força mental para mudar os que vivem no tal vale e daí não querem sair. Cada estágio da vida apresenta lições a serem aprendidas. Podemos escolher ser predispostos ao ensino e continuar a aprendê-las, ou podemos ter a mente fechada e deixar de crescer. A decisão é nossa.
Caminhamos para um mundo em que, tal como um mestre Amigo meu diz, ou nos actualizamos ou morremos. Mais uma vez a decisão é nossa! Porém e acima de tudo temos que ser felizes no que fazemos. A introspecção constante de onde estamos, para onde vamos e como vamos é obrigatória porque a vida tem o seu rumo sempre certo, a sua linha, o seu percurso...nós é que a mudamos e mutamos...Tenho vindo a aprender a fazer a decoração dela, a montar-me nos carris e segui-la colhendo flores pelo caminho, cheirando, picando-me nas silvas, apreciando a paisagem, levando com o vento na cara e...chuva? Molho-me e aprecio porque estou a aprender a ganhar defesas como se de um guarda-chuva da mente se tratasse...aprendo que este comboio leva muita aprendizagem dentro e fora e aí é que tenho me sentindo um aprendiz e feliz por isso. É tão bom aprendermos sobre carris e não nos limitarmos a estar na estação a ver a vida a passar levando consigo as memórias, o passado que queima como se carvão se tratasse para um comboio a vapor!! Deixo queimar o que me fez infeliz, separo, acarinho, limpo, mimo, amo, perdoo o que me fez pendurar no comboio e seguir de peito aberto sem medo de nada...E...o que mais quero é sorrir.




Sem comentários:

Enviar um comentário