quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Portugal e as penas que formam as asas

Voo dos Gansos
Vou analisando e percebendo que alguns dos problemas de Portugal devem-se à falta de liderança direccionada a nós próprios Portugueses. À falta de ASSOCIATIVISMO e à incapacidade de aceitar Regras.
O Português ainda não saíu a lei e já está a ver como a contornar, ainda não saíram os cortes já está a protestar, elege um lider e já esta a dizer mal.Adoramos "distancias" como DR, Eng.º, Presidente, Ministro etc...Adoramos isto que não nos leva a lado nenhum!Na Dinamarca(entre outros países) tratam-se por TU ou pelo nome porque ninguém é superior a ninguém só por ter uma Licenciatura, Mestrado, Doutoramento.Eu não deixo de ser Hélio para ser Dr. !Não ensinarei os meus filhos baseado nos valores que aprendi/do na universidade e que me colocam duas letras atrás.Os meus filhos vão me chamar Pai e não Dr!
O português vê também o Associativismo como algo para quem não tem nada que fazer ou para os "chico espertos".Quem faz parte, por exemplo, da Associação de Pais é sempre aquele pai/mãe chato/a que se mete onde não se deve meter. Porque fomos ensinados a responder e não a perguntar! Qualquer Associação que surja para ser participativa, ajudar, apoiar, mover ideias e vontades é vista com desconfiança ou " isto deve ser para lavar dinheiro" ou...ou...ou... E fazer algo pelo país? Ser participativo? A cidadania em Portugal começa na altura de pensar no partido e termina na ída às urnas ( isto se não tiver a chover porque se tiver e eu for então sou um Cidadão de primeira linha). A partir desse momento está entregue o rumo do País e eu vou para casa ver um filme descansado e esperar pelos próximos 4 anos a comentar tudo e mais alguma coisa sem qualquer base credivel, muito alicerçado no “ouvi dizer” ou “Eu tenho cá uma ideia”! E onde? No “café Central” que é o sitio mais comum de Associativismo das Minis, Médias, imperiais, caracois em que se vai oscilando entre a bancada Super-Bock/Sagres. E quando se ouve falar em cortes no ordenado porque Portugal produz a 48% e tem nivel de vida de quem produz a 70%? Ahhhh isso é que não! Ouvem-se logo vozes dizendo: "politicos são todos uns gatunos ( pode acontecer como em qualquer área)! Isto é uma vergonha!"...Entretanto os 48% vs 70% entram por um ouvido e saem por outro e porquê? Porque isso não é musica para os ouvidos. Isso é conversa para os governantes! Eles que cuidem dessa parte dos numeros mas não dos da minha carteira. Em Portugal existem umas 400.000 Associações. Parece muito mas comparando com outros países é um numero vergonhoso e pode have uma relação entre Desenvolvimento/Associativimo. As Associações quando funcionam com rigor e vontade de remarem todos no mesmo sentido podem trazer resultados brillhantes para todos. Como por exemplo a Associação da Industria do Calçado que tem vindo a crescer e a fazer crescer o nome de Portugal no Mundo. Porém também continuam a existir pequenas Associações que ao juntarem-se todas podiam partir rumo a novos mercados e ter uma representação capaz e credivel. Mas como o egoísmo e o medo de o outro ter mais que eu próprio é uma constante quando existem, por exemplo, Feiras Internacionais vão todos e não fazem Um! Enquanto a Economia de Escala for uma miragem as empresas exportadoras vão acabando.
Existem também muitos casos de Sucesso de empresas Portuguesas com trabalhadores Portugueses! Existem muitos casos de empresas estrangeiras que têm em Portugal dos melhores Exemplos que até chegam a ultrapassar a empresa Mãe em resultados e porquê? Porque são bem lideradas, com uma liderança direccionada e não com modelos que servem nos outros países mas cá não porque somos especiais! Mas somos bons! Temos a criatividade, o espirito de sacrificio, o espirito de grupo. Falta-nos o Rigor e método dos Alemães. O NG disse numa entrevista " É mais facil ser Português no estrangeiro"! Concordo! Porque cá, tal como Miguel Esteves Cardoso escreveu " Em Portugal, ter amor às nossas coisas implica dizer mal delas, já que a maior parte delas não anda bem"
E no fim...Aprendamos com eles:  http://groups.ist.utl.pt/unidades/tutorado/files/Voo-dos-Gansos.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário